O impacto do custo do capital na margem

Muitas empresas apuram a margem da venda de seus produtos basicamente levando em consideração o preço de venda praticado junto ao cliente menos o custo pago pelo do produto. Claro que em alguns casos, é considerado frete de compra, e até frete de entrega para apurar melhor a margem.

O custo do capital nas vendas à prazo devem ser consideradas pelo gestor, uma vez que podem distorcer a realidade e até mesmo o cálculo de comissão sobre a margem. Vamos para um exemplo:

1º Suponhamos que você venda um produto como diesel para o cliente X, pelo preço de R$ 4,10 sendo que o prazo para pagamento é de 30 dias.

2º Agora vamos supor que você venda esse mesmo produto diesel para o cliente Y, pelo preço de R$4,07 sendo que o prazo para o pagamento é de 15 dias.

Para o nosso cálculo de margem, considerando que o custo do produto diesel à vista junto ao seu fornecedor fosse de R$ 3,95, teríamos:

– Margem do Cliente X = R$4,10 – R$ 3,95 = R$ 0,15 p/litro de diesel (sem considerar custo do capital)

– Margem do Cliente Y = R$ 4,07 – R$ 3,95 = R$ 0,12 p/litro de diesel (sem considerar custo do capital)

Logo, se não levarmos em consideração o custo do capital, poderíamos incorrer numa análise distorcida, acreditando que o cliente X teria uma margem melhor que o cliente Y.

Agora pra compreenderes melhor o custo do capital, imagine que a sua empresa não tenha caixa suficiente para poder conceder prazo ao seu cliente, sendo necessário descontar os dois títulos (de 15 e de 30 dias) junto a uma instituição financeira, a qual irá lhe cobrar uma taxa de juros de apenas 3% ao mês, fazendo com que tenhamos uma nova formação da margem:

– Margem do Cliente X = R$4,10 – (R$ 0,123 custo do capital para 30 dias) – R$ 3,95 = R$ 0,027 p/litro de diesel (considerando o custo do capital)

– Margem do Cliente Y = R$ 4,07 – (R$ 0,061 custo do capital para 15 dias) – R$ 3,95 = R$ 0,059 p/litro de diesel (considerando o custo do capital)

Como podem perceber, mesmo o cliente Y pagando um pouco menos que o cliente X, ao desconsideramos o custo do capital, o cliente Y entrega o dobro da margem que o cliente X.

Gostou do nosso conteudo?

Compartilhe com os seus amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

... Veja nossos posts relacionados...

Quer conversar com o nosso consultor e autor do post?  Envie uma mensagem que entraremos em contato com você.

    Preencha os campos para iniciar atendimento

    Preencha os campos abaixo para entrarmos em contato com você!

    Não encontrou o que gostaria?

    Entre em contato com a nossa equipe via:

    Obrigado pelo seu contato. Logo nosso time de consultores entrará em contato com você.

    Aproveite e siga nossas redes sociais!