O impacto do custo do capital na margem

Muitas empresas apuram a margem da venda de seus produtos basicamente levando em consideração o preço de venda praticado junto ao cliente menos o custo pago pelo do produto. Claro que em alguns casos, é considerado frete de compra, e até frete de entrega para apurar melhor a margem.

O custo do capital nas vendas à prazo devem ser consideradas pelo gestor, uma vez que podem distorcer a realidade e até mesmo o cálculo de comissão sobre a margem. Vamos para um exemplo:

1º Suponhamos que você venda um produto como diesel para o cliente X, pelo preço de R$ 4,10 sendo que o prazo para pagamento é de 30 dias.

2º Agora vamos supor que você venda esse mesmo produto diesel para o cliente Y, pelo preço de R$4,07 sendo que o prazo para o pagamento é de 15 dias.

Para o nosso cálculo de margem, considerando que o custo do produto diesel à vista junto ao seu fornecedor fosse de R$ 3,95, teríamos:

– Margem do Cliente X = R$4,10 – R$ 3,95 = R$ 0,15 p/litro de diesel (sem considerar custo do capital)

– Margem do Cliente Y = R$ 4,07 – R$ 3,95 = R$ 0,12 p/litro de diesel (sem considerar custo do capital)

Logo, se não levarmos em consideração o custo do capital, poderíamos incorrer numa análise distorcida, acreditando que o cliente X teria uma margem melhor que o cliente Y.

Agora pra compreenderes melhor o custo do capital, imagine que a sua empresa não tenha caixa suficiente para poder conceder prazo ao seu cliente, sendo necessário descontar os dois títulos (de 15 e de 30 dias) junto a uma instituição financeira, a qual irá lhe cobrar uma taxa de juros de apenas 3% ao mês, fazendo com que tenhamos uma nova formação da margem:

– Margem do Cliente X = R$4,10 – (R$ 0,123 custo do capital para 30 dias) – R$ 3,95 = R$ 0,027 p/litro de diesel (considerando o custo do capital)

– Margem do Cliente Y = R$ 4,07 – (R$ 0,061 custo do capital para 15 dias) – R$ 3,95 = R$ 0,059 p/litro de diesel (considerando o custo do capital)

Como podem perceber, mesmo o cliente Y pagando um pouco menos que o cliente X, ao desconsideramos o custo do capital, o cliente Y entrega o dobro da margem que o cliente X.

Gostou do nosso conteudo?

Compartilhe com os seus amigos!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

... Veja nossos posts relacionados...

Quer conversar com o nosso consultor e autor do post?  Envie uma mensagem que entraremos em contato com você.

    Não encontrou o que gostaria?

    Entre em contato com a nossa equipe via:

    Preencha os campos abaixo para entrarmos em contato com você!

    Obrigado pelo seu contato. Logo nosso time de consultores entrará em contato com você.

    Aproveite e siga nossas redes sociais!