Ruptura de Receita no Fechamento de Carga de Combustível

No segmento de distribuidoras de combustíveis e de transportador revendedor retalhista de combustíveis (TRR), percebemos em nossas consultorias realizadas junto aos nossos clientes, a oportunidade de reflexão em uma operação de redução de volume de venda realizada pelos usuários na área de logística. Começamos a observar que esse fato é comum em todos os nossos clientes.

O GESCOR – Sistema de Gestão Corporativa possui uma excelente ferramenta de fechamento de carga, que auxilia o operador logístico a preencher todos os compartimentos do tanque, tornando a operação mais ágil e efetiva possível. Aproveito para compartilhar um vídeo compacto de como essa ferramenta de fechamento de carga por compartimentos ajuda significativamente nossos clientes: https://youtu.be/37DAg2Udu-w

Retornando ao fato comum que observamos, para o operador logístico completar todos os compartimentos dos tanques, o mesmo modifica o volume dos pedidos realizados pelos vendedores/assessores. E infelizmente essa alteração de volume é na sua grande maioria para menor. Vamos para um exemplo:

– O vendedor realizou uma venda de 5 mil litros de combustível, mas para o operador logístico conseguir fechar todos os compartimentos do tanque, ele faz uso do compartimento que sobrou, porém com capacidade menor, apenas de 4 mil litros.

Importante salientar que nesse segmento de combustíveis, não existe entrega de saldo de pedido, que no nosso exemplo acima seriam mil litros.

Analisando o resultado logístico dessa empresa, é possível dizer que a frota está saindo de sua base com o máximo de compartimentos do tanque preenchido, diluindo melhor o custo operacional da frota. Porém, se analisarmos a questão comercial, no nosso exemplo, tínhamos comercializado 5 mil litros, mas faturamos apenas 4 mil litros, gerando uma diferença de 20% a menos. Acredita-se que assim que o cliente necessitar, será realizada nova venda onde estes mil litros estejam inclusos, mas se esquece o fato de que essa nova venda poderá ser realizada pelo concorrente.

Com o objetivo de oferecermos informações aos nossos clientes, desenvolvemos na ferramenta de fechamento de carga, a possibilidade de o operador logístico poder com um simples clique alterar o volume para menos para fechar a carga e isso gerar um registro de ruptura. Esses registros de ruptura de volume serão exibidos em um relatório e também no BI, para que possa ser definido um plano de ação como aquisição de tanques com compartimentos que tenham uma outra volumetria, até alteração na rota para conseguir manter os mesmos índices de aproveitamento da frota e evitar a ruptura de receita realizado a melhor otimização da distribuidora/TRR.

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