Impacto do aumento do diesel no seu capital de giro

Temos observado principalmente em nossos clientes do segmento de distribuição de combustível, que existe um impacto considerável na necessidade de capital de giro quando do aumento do diesel por exemplo. Você nunca se questionou o motivo pelo qual ao vender cada vez mais, necessita de mais e mais capital para sustentar a sua operação?

Isso se deve ao fato de na maioria dos casos o seu prazo de pagamento ser muito inferior ao prazo de recebimento junto aos seus clientes. Resumindo, você está financiando a operação de modo que seu cliente possa comprar. E quanto é essa necessidade de capital de giro?

Suponhamos que você esteja com seu estoque de diesel zerado e tenhas as seguintes condições:

Com base no exemplo acima, teremos uma necessidade de R$ 7.583.333,33 de capital de giro para financiar a operação do cliente nos 14 dias.

Suponha que agora, a Petrobras anuncie um aumento de 5% no diesel na refinaria, isso fará com que no nosso exemplo, terás que ter um adicional de R$ 379.166,67 em seu capital de giro para manter a sua operação funcionando normalmente. E caso você esteja aumentando consideravelmente as suas vendas, importante salientar que mantendo a operação igual, a sua necessidade de capital de giro também aumentará significativamente.

Com base nisso, se faz necessário reduzir a enorme discrepância entre o prazo de pagamento e recebimento, pois quanto menor for essa diferença, menos capital de giro será necessário.

Havendo ineteresse em calcular a sua necessidade de capital de giro, entre em contato conosco que poderemos lhes ajudar.

Gostou do nosso conteudo?

Compartilhe com os seus amigos!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

... Veja nossos posts relacionados...

Quer conversar com o nosso consultor e autor do post?  Envie uma mensagem que entraremos em contato com você.

    Preencha os campos para iniciar atendimento

    Preencha os campos abaixo para entrarmos em contato com você!

    Não encontrou o que gostaria?

    Entre em contato com a nossa equipe via:

    Obrigado pelo seu contato. Logo nosso time de consultores entrará em contato com você.

    Aproveite e siga nossas redes sociais!